Dicas
Top 10: dicas para economizar combustível

 

 

Você sabe o que fazer para diminuir o consumo de combustível do seu carro? A forma como dirige e manutenção atrasada influenciam diretamente na eficiência energética de qualquer veículo. Confira algumas dicas da Retificadora de Motores alto Taquari que podem te ajudar a parar menos no posto. 

 

 

  • 1 -  Respeite a Troca de Marchas.  Andar a 50 km/h na primeira marcha é algo comum pra você? Pois saiba que assim, o consumo de combustível pode ir às alturas. O ideal é trocar as marchas na rotação correta, mantendo o giro do motor compatível à marcha escolhida, pois o hábito de esticar as marchas é pouco eficiente para veículos que não tenham motorização focada em desempenho. Ficou na dúvida de quando trocar? Caso o painel do seu carro tenha conta-giros, o manual do proprietário de cada veículo traz as indicações corretas das mudanças de marchas.
  • 2 - Mantenha Manutenção em dia. Qual foi a última vez que você trocou o filtro de ar do seu carro? Manter a manutenção em dia evita que o motor consuma mais combustível que o necessário, além de aumentar a vida útil do equipamento. É importante checar periodicamente e, se necessário, trocar os filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas. Componentes desgastados impedem que o motor opere com eficiência máxima.
  • 3 - Uso do ar-condicionado. Se você não abre mão do ar-condicionado mesmo nos dias frios, saiba que o hábito influencia no consumo de combustível, já que o equipamento é operado pelo motor - carros com menor cilindrada tendem a gastar mais com o ar ligado. Andar com os vidros abertos e o ar ligado não é uma boa ideia, uma vez que que o ar externo corta o efeito da temperatura ambiente do ar-condicionado.
  • 4 - Não acelere com o carro desengatado. Necessário na época em que grande parte dos modelos ainda tinha carburador, o hábito de aquecer o motor antes de sair se tornou desnecessário atualmente, uma vez que os propulsores contam com injeção eletrônica. O sistema atual dá conta de fazer o carro andar mesmo no frio. Para modelos flex, não se esqueça de abastecer o tanquinho de partida a frio. Além de gastar combustível à toa, esquentar o motor num carro com injeção eletrônica pode desgastar as peças, diminuindo a vida útil.
  • 5 - Não leve sua casa no carro. Estar sempre com carro cheio também contribui para aumentar o gasto de combustível. Cargas superiores a 10 quilos já influenciam no consumo, pois o motor terá que fazer mais força para colocar o veículo em movimento. Não carregue livros, malas ou até o rack transversal do carro sem necessidade. Também é importante saber qual o peso máximo que seu veículo pode carregar, informação que também está no manual do proprietário.
  • 6 - Verifique a pressão dos pneus. Circular com os pneus em boas condições é essencial para economizar combustível, pois pneus murchos influenciam diretamente no rendimento do veículo, porque geram mais atrito com a via. O ideal é fazer a calibragem a cada 15 dias, respeitando a pressão recomendada pelo manual do proprietário para os pneus dianteiros e traseiros.
  • 7 - Mantenha o alinhamento e balanceamento em dia. O alinhamento correto faz com que os pneus se desgastem menos e o balanceamento evita trepidações ao rodar. Além disso, previnem o aumento do atrito dos pneus no solo além do necessário e não deixam que o veículo perca desempenho.
  • 8 - Não acelere com o carro parado no farol. Parado no farol, a aceleração não só é desnecessária como também contribui para esvaziar o tanque mais depressa. Outra prática que ajuda na economia é sempre ir observando o trânsito à frente e, ao notar que o tráfego vai parar, desacelere o veículo aos poucos antes de frear. Com o carro engrenado, mas sem acelerar, a injeção eletrônica envia menos combustível ao motor.
  • 9 - Evite acelerar e frear bruscamente. Dirigir agressivamente também não é interessante quando o objetivo é economizar combustível. Além de fazer trocas suaves, também é importante saber medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar combustível sem necessidade e prevenir o desgaste do motor.
  • 10 - Mantenha uma velocidade constante. O trânsito intenso das grandes cidades sofre com o famoso anda e para. Isso também contribui para que o combustível vá embora mais rápido. As acelerações e freadas constantes exigem mais do motor e, consequentemente, aumentam o consumo.

 

Fica a Dica. Uma boa maneira de economizar combustível é trocar as marchas do seu carro pelas marchas da bicicleta. Alem de economizar combustível sua saúde agradece. 


 

 
Como Verificar o Nível de óleo do Motor

Segue a dica de como verificar o nível de óleo do motor do seu carro.

Ou verificar se ele esta com algum vazamento.

                                              


 
Selos de Registro de Temperatura do Motor

Selos Adesivos de Temperatura AERA

Agora você pode registrar temperaturas entre 190º a 270º Fahrenheit (88º a 132º C). As janelas vão se tornar permanentemente vermelhas à medida que as temperaturas nela registradas sejam atingidas. Cada etiqueta é auto-adesiva e pode ser fixada em cabeçotes, blocos ou em qualquer lugar onde o controle de temperatura seja um fator crítico.

Assim, em casos de avarias por super-aquecimento, você poderá evitar discussões com seus clientes. A prova ficará registrada!
 
Para adquirir o selo fale com nosso setor de peças.

 
Velas / Sistema de Ignição


Com duração média de 10 mil km, as velas garantem o acionamento da combustão que acontece nos motores de ciclo Otto. Quando uma vela não está em condições ideais de funcionamento, o veículo pode nem funcionar, isso porque sem a faísca gerada pela vela, e apenas com a compressão, o combustível (gasolina ou álcool) misturado ao ar não possui poder calórico suficiente para entrar em combustão.

Leia mais...
 
Transmissão


O sistema de transmissão é que leva a força do motor até as rodas. Geralmente não sofre problemas, desde que alguns cuidados sejam tomados. Motor afinado só trabalha bem com uma transmissão em perfeito estado.

Leia mais...
 
Suspensão/Direção


Carro não é trem mas deve andar na linha, ou melhor, alinhado. Manter todo o sistema de suspensão e direção alinhados e em bom estado é a melhor maneira de evitar acidentes e economizar dinheiro. Verifique a suspensão, direção e amortecedores.

Leia mais...
 
Sistema Elétrico


Sistema composto por vários itens, um dos principais é a bateria, a fonte de energia para o veículo.

Ela complementa a função do alternador, que é o grande responsável pela geração de corrente elétrica necessária para todo o carro. A principal função da bateria é garantir a ignição, pois o alternador só é ativado quando o veículo já está em movimento. Ela também, junto com o regulador de voltagem, avalia e regula a corrente elétrica produzida pelo alternador.

Leia mais...
 
Sistema de Frenagem


Tudo o que anda tem que parar. Do que adianta estabilidade, dirigibilidade, conforto e potência se na hora de frear houver alguma falha? Por isso fique atento, e na questão do sistema de freios, a atenção deve ser redobrada com a Manutenção Preventiva. Ele é composto por cabos, cilindros, mas as peças mais importantes são as que atuam efetivamente na frenagem do carro: discos, pastilhas e tambor. Estes componentes agem diretamente na roda do automóvel e fazem o carro parar quando se pisa no pedal.

Leia mais...
 
Sistema de Arrefecimento


Muitos pensam que o sistema de arrefecimento do carro resume-se apenas ao radiador. Ele é uma peça importante, mas sozinho não garante a temperatura ideal para o motor trabalhar. Quatro componentes são de fundamental importância no funcionamento do sistema: a bomba de água, a válvula termostática, o termo-interruptor e o sensor de temperatura. Juntos, eles comandam a refrigeração do motor.

Leia mais...
 
Lubrificação


O motor do seu carro vai durar muito mais e ter um perfeito funcionamento se estiver sempre bem lubrificado. Nesse ítem não se deve economizar.

Leia mais...
 
« InícioAnterior12PróximoFim »

Página 1 de 2