Top 10: dicas para economizar combustível

 

 

Você sabe o que fazer para diminuir o consumo de combustível do seu carro? A forma como dirige e manutenção atrasada influenciam diretamente na eficiência energética de qualquer veículo. Confira algumas dicas da Retificadora de Motores alto Taquari que podem te ajudar a parar menos no posto. 

 

 

  • 1 -  Respeite a Troca de Marchas.  Andar a 50 km/h na primeira marcha é algo comum pra você? Pois saiba que assim, o consumo de combustível pode ir às alturas. O ideal é trocar as marchas na rotação correta, mantendo o giro do motor compatível à marcha escolhida, pois o hábito de esticar as marchas é pouco eficiente para veículos que não tenham motorização focada em desempenho. Ficou na dúvida de quando trocar? Caso o painel do seu carro tenha conta-giros, o manual do proprietário de cada veículo traz as indicações corretas das mudanças de marchas.
  • 2 - Mantenha Manutenção em dia. Qual foi a última vez que você trocou o filtro de ar do seu carro? Manter a manutenção em dia evita que o motor consuma mais combustível que o necessário, além de aumentar a vida útil do equipamento. É importante checar periodicamente e, se necessário, trocar os filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas. Componentes desgastados impedem que o motor opere com eficiência máxima.
  • 3 - Uso do ar-condicionado. Se você não abre mão do ar-condicionado mesmo nos dias frios, saiba que o hábito influencia no consumo de combustível, já que o equipamento é operado pelo motor - carros com menor cilindrada tendem a gastar mais com o ar ligado. Andar com os vidros abertos e o ar ligado não é uma boa ideia, uma vez que que o ar externo corta o efeito da temperatura ambiente do ar-condicionado.
  • 4 - Não acelere com o carro desengatado. Necessário na época em que grande parte dos modelos ainda tinha carburador, o hábito de aquecer o motor antes de sair se tornou desnecessário atualmente, uma vez que os propulsores contam com injeção eletrônica. O sistema atual dá conta de fazer o carro andar mesmo no frio. Para modelos flex, não se esqueça de abastecer o tanquinho de partida a frio. Além de gastar combustível à toa, esquentar o motor num carro com injeção eletrônica pode desgastar as peças, diminuindo a vida útil.
  • 5 - Não leve sua casa no carro. Estar sempre com carro cheio também contribui para aumentar o gasto de combustível. Cargas superiores a 10 quilos já influenciam no consumo, pois o motor terá que fazer mais força para colocar o veículo em movimento. Não carregue livros, malas ou até o rack transversal do carro sem necessidade. Também é importante saber qual o peso máximo que seu veículo pode carregar, informação que também está no manual do proprietário.
  • 6 - Verifique a pressão dos pneus. Circular com os pneus em boas condições é essencial para economizar combustível, pois pneus murchos influenciam diretamente no rendimento do veículo, porque geram mais atrito com a via. O ideal é fazer a calibragem a cada 15 dias, respeitando a pressão recomendada pelo manual do proprietário para os pneus dianteiros e traseiros.
  • 7 - Mantenha o alinhamento e balanceamento em dia. O alinhamento correto faz com que os pneus se desgastem menos e o balanceamento evita trepidações ao rodar. Além disso, previnem o aumento do atrito dos pneus no solo além do necessário e não deixam que o veículo perca desempenho.
  • 8 - Não acelere com o carro parado no farol. Parado no farol, a aceleração não só é desnecessária como também contribui para esvaziar o tanque mais depressa. Outra prática que ajuda na economia é sempre ir observando o trânsito à frente e, ao notar que o tráfego vai parar, desacelere o veículo aos poucos antes de frear. Com o carro engrenado, mas sem acelerar, a injeção eletrônica envia menos combustível ao motor.
  • 9 - Evite acelerar e frear bruscamente. Dirigir agressivamente também não é interessante quando o objetivo é economizar combustível. Além de fazer trocas suaves, também é importante saber medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar combustível sem necessidade e prevenir o desgaste do motor.
  • 10 - Mantenha uma velocidade constante. O trânsito intenso das grandes cidades sofre com o famoso anda e para. Isso também contribui para que o combustível vá embora mais rápido. As acelerações e freadas constantes exigem mais do motor e, consequentemente, aumentam o consumo.

 

Fica a Dica. Uma boa maneira de economizar combustível é trocar as marchas do seu carro pelas marchas da bicicleta. Alem de economizar combustível sua saúde agradece.