Sistema Elétrico


Sistema composto por vários itens, um dos principais é a bateria, a fonte de energia para o veículo.

Ela complementa a função do alternador, que é o grande responsável pela geração de corrente elétrica necessária para todo o carro. A principal função da bateria é garantir a ignição, pois o alternador só é ativado quando o veículo já está em movimento. Ela também, junto com o regulador de voltagem, avalia e regula a corrente elétrica produzida pelo alternador.

As baterias, em sua maioria, têm vida útil de três anos e não requer manutenção. Mesmo assim, é preciso tomar alguns cuidados. Se o regulador de voltagem, ou mesmo o alternador, apresentar algum problema, a bateria pode perder carga e ser inutilizada. Portanto, ao menor sinal de alguma pane elétrica, leve o veículo para uma avaliação mais detalhada em uma oficina. Bateria descarregada é sinônimo de carro parado, pois você não vai conseguir dar a partida no veículo. Em casos extremos, o mal funcionamento do alternador pode causar sobrecarga na bateria, fazendo com que ela perca eletrólito - líquido existente dentro da bateria. Isso pode produzir faíscas dentro na bateria, e até ocasionar uma explosão.

A falha de sistemas eletrônicos integrados, como alarme e dispositivos antifurto, é uma outra conseqüência do mal funcionamento da bateria. Sem energia, nenhum deles funciona.