Suspensão rebaixada agora é legal.

Suspensão rebaixada agora pode ser do tipo a ar, de rosca ou fixa

Está no Diário Oficial da União: suspensão rebaixada agora está dentro da lei. Outra novidade é que os sistemas reguláveis de ar e rosca também poderão ser legalizados.

Para que fosse possível a regulamentação, foi criado um grupo formado por fabricantes, governo e órgãos independentes, como o CESVI Brasi, que discutiu os pontos de alteração na resolução 292.

Contudo, para que estejam dentro da lei, os veículos modificados devem passar por vistoria, assim como deve estar incluído no documento a modificação. Fora isso, independentemente do sistema escolhido para rebaixar o carro, a altura mínima do solo deve ser de  10 cm.  

O conjunto roda/pneu também não pode tocar nenhuma parte da estrutura. Se todos os requisitos não forem cumpridos, o carro será reprovado na vistoria.


 

 
Manutenção Preventiva: Troque os filtros de Ar, Lubrificante e Combustível.

 

A perda de potência, consumo excessivo e outros problemas podem ser causados pela falta de manutenção dos filtros.

Fonte: ICarros

 

 

 

">
 
Alunos do curso técnico de manutenção automotiva da UNIVATES visitam dependências da empresa.

Alunos do curso técnico de manutenção automotiva, cursando 2º semestre de metrologia instrumental da Faculdade de Ensino Superior UNIVATES, juntamente com o professor Fabiano Porto visitaram as dependências da empresa Retificadora de Motores Alto Taquari, no dia 14 de Novembro de 2013 para conhecer as instalações, processos e procedimentos.

Conversando com o professor Fabiano Porto alguns dias após a visita, ele comentou que os alunos ficaram muito satisfeitos com o que viram, com a estrutura da empresa, com as explicações técnicas recebidas, e ainda com a renovação do quadro de funcionários, uma mescla de profissionais mais antigos juntamente com profissionais mais jovens.

Por parte da empresa ficamos lisonjeados de poder mostrar um pouco como é um motor internamente e os processos que ele passa quando necessita de reparos, e que existem varias normas a serem seguidas em cada processo.

É muito gratificante para nós olhar para estes jovens e ver que terá continuidade, que estão interessados em aprender, que estão buscando novas oportunidades.

Agradecemos a UNIVATES, ao professor Fabiano Porto e aos alunos do segundo semestre do curso técnico de Manutenção Automotiva.

  

 


 
Top 10: dicas para economizar combustível

 

 

Você sabe o que fazer para diminuir o consumo de combustível do seu carro? A forma como dirige e manutenção atrasada influenciam diretamente na eficiência energética de qualquer veículo. Confira algumas dicas da Retificadora de Motores alto Taquari que podem te ajudar a parar menos no posto. 

 

 

  • 1 -  Respeite a Troca de Marchas.  Andar a 50 km/h na primeira marcha é algo comum pra você? Pois saiba que assim, o consumo de combustível pode ir às alturas. O ideal é trocar as marchas na rotação correta, mantendo o giro do motor compatível à marcha escolhida, pois o hábito de esticar as marchas é pouco eficiente para veículos que não tenham motorização focada em desempenho. Ficou na dúvida de quando trocar? Caso o painel do seu carro tenha conta-giros, o manual do proprietário de cada veículo traz as indicações corretas das mudanças de marchas.
  • 2 - Mantenha Manutenção em dia. Qual foi a última vez que você trocou o filtro de ar do seu carro? Manter a manutenção em dia evita que o motor consuma mais combustível que o necessário, além de aumentar a vida útil do equipamento. É importante checar periodicamente e, se necessário, trocar os filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas. Componentes desgastados impedem que o motor opere com eficiência máxima.
  • 3 - Uso do ar-condicionado. Se você não abre mão do ar-condicionado mesmo nos dias frios, saiba que o hábito influencia no consumo de combustível, já que o equipamento é operado pelo motor - carros com menor cilindrada tendem a gastar mais com o ar ligado. Andar com os vidros abertos e o ar ligado não é uma boa ideia, uma vez que que o ar externo corta o efeito da temperatura ambiente do ar-condicionado.
  • 4 - Não acelere com o carro desengatado. Necessário na época em que grande parte dos modelos ainda tinha carburador, o hábito de aquecer o motor antes de sair se tornou desnecessário atualmente, uma vez que os propulsores contam com injeção eletrônica. O sistema atual dá conta de fazer o carro andar mesmo no frio. Para modelos flex, não se esqueça de abastecer o tanquinho de partida a frio. Além de gastar combustível à toa, esquentar o motor num carro com injeção eletrônica pode desgastar as peças, diminuindo a vida útil.
  • 5 - Não leve sua casa no carro. Estar sempre com carro cheio também contribui para aumentar o gasto de combustível. Cargas superiores a 10 quilos já influenciam no consumo, pois o motor terá que fazer mais força para colocar o veículo em movimento. Não carregue livros, malas ou até o rack transversal do carro sem necessidade. Também é importante saber qual o peso máximo que seu veículo pode carregar, informação que também está no manual do proprietário.
  • 6 - Verifique a pressão dos pneus. Circular com os pneus em boas condições é essencial para economizar combustível, pois pneus murchos influenciam diretamente no rendimento do veículo, porque geram mais atrito com a via. O ideal é fazer a calibragem a cada 15 dias, respeitando a pressão recomendada pelo manual do proprietário para os pneus dianteiros e traseiros.
  • 7 - Mantenha o alinhamento e balanceamento em dia. O alinhamento correto faz com que os pneus se desgastem menos e o balanceamento evita trepidações ao rodar. Além disso, previnem o aumento do atrito dos pneus no solo além do necessário e não deixam que o veículo perca desempenho.
  • 8 - Não acelere com o carro parado no farol. Parado no farol, a aceleração não só é desnecessária como também contribui para esvaziar o tanque mais depressa. Outra prática que ajuda na economia é sempre ir observando o trânsito à frente e, ao notar que o tráfego vai parar, desacelere o veículo aos poucos antes de frear. Com o carro engrenado, mas sem acelerar, a injeção eletrônica envia menos combustível ao motor.
  • 9 - Evite acelerar e frear bruscamente. Dirigir agressivamente também não é interessante quando o objetivo é economizar combustível. Além de fazer trocas suaves, também é importante saber medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar combustível sem necessidade e prevenir o desgaste do motor.
  • 10 - Mantenha uma velocidade constante. O trânsito intenso das grandes cidades sofre com o famoso anda e para. Isso também contribui para que o combustível vá embora mais rápido. As acelerações e freadas constantes exigem mais do motor e, consequentemente, aumentam o consumo.

 

Fica a Dica. Uma boa maneira de economizar combustível é trocar as marchas do seu carro pelas marchas da bicicleta. Alem de economizar combustível sua saúde agradece. 


 

 
Como Verificar o Nível de óleo do Motor

Segue a dica de como verificar o nível de óleo do motor do seu carro.

Ou verificar se ele esta com algum vazamento.

                                              


 
« InícioAnterior1234PróximoFim »

Página 3 de 4